Santuário de S. Bento de Porta Aberta
Este é um local ícone da região e uma referência indiscutível para as suas gentes. Situado na freguesia de Rio caldo, o Santuário do século XIX, exibe os painéis de azulejos da sua capela-mor, que retractam a vida de S. Bento. Santo este, segundo consta, aqui construíra no século XVI, uma ermida para acolher os viajantes que por ali passavam, a qual as portas nunca se fechavam. Daí a origem do nome.
O local oferece ao visitante, ainda, um parque de merendas e um lago com algumas embarcações, para que possa desfrutar ao máximo deste mítico sítio.
Albufeira da Caniçada
Este é um local com uma beleza particular, rodeado de marcos contemporâneos, por entre uma paisagem natural luxuriante aparentemente incólume, oferecida pelo Rio Caldo.
Aqui tem a possibilidades de praticar os melhores e atrevidos desportos náuticos ou então apenas fazer um singelo passeio numa embarcação turística. No fim de uma ou outra hipótese, passeie-se ali perto junto à Marina de Rio Caldo e delicie-se com a gastronomia local num dos muitos restaurantes aí existentes.
Garranos da Serra da Cabreira
Os Garranos (Equus caballus) são uma espécie equídea portuguesa de pequeno porte mas robusto. A pelagem castanha, a crina e cauda pretas caracterizam-nos. Normalmente vivem em éguadas lideradas por um macho.
Os garranos têm aqui o seu “santuário” natural, podendo ser observados mais de três centenas destes equinos em grupos de número variável, pastando livremente durante todo o ano em estado semi selvagem.